“Lá vem chegando o verão…“

0 comments
dez 27 2012

No verão, o sol é intenso e a atmosfera limpa, valorizando todas as cores.

No meio dos preparativos para as festas da época e de um suposto “fim do mundo” previsto para este final de 2012, nem nos demos conta de que entramos no verão às 11 horas e 11 minutos do último dia 21. E isso muda bastante nossas vidas e – consequentemente – nossas casas – por um período mínimo de três meses. São dias mais longos, ensolarados, quentes, gostosos de viver. Também pode se ver por “outro lado” e dizer que são dias cansativos, abafados e estressantes. De qualquer forma, a estação mais criadora de modismos do ano está aí para alegrar corações e mentes!

Para ter uma casa preparada para o verão – se seu sonho de casa de praia ainda não se concretizou, conforme comentamos neste post – é bom lembrar de alguns detalhes. A temperatura sobe e com ela a vontade de ligar um ventilador ou um ar condicionado. São aparelhos elétricos que consomem muita energia, e se você é adepto da sustentabilidade, pode ser mais interessante abrir bem janelas e portas para que haja circulação de ar fresco pela casa e, com isso, uma menor necessidade do uso de tais aparelhos.

Um belo painel disfarça o ar condicionado deste quarto. No verão todo o conjunto deve ser retirado para uma limpeza geral, retirando-se a poeira acumulada pelo uso durante o resto do ano.

Não esqueça de limpar o filtro dos aparelhos de ar condicionado e de lavá-los mesmo, secando-os ao sol. Muitas bactérias se depositam neste lugar e é indispensável limpá-lo sempre. Se seu ar for central, a limpeza da tubulação é essencial.

O uso de uma capa clara no sofá é sempre uma boa ideia: deixando um dos móveis mais quentes da casa recoberto por um algodão cru ou pelo menos uma gaze – que pode ser feita obtida a partir de um lenço grande – você dá nova cara ao seu living e outras ideias podem aparecer. Igualmente, trocar a capa das almofadas por outras mais claras e feitas com tecidos mais leves é ótima pedida. Ou então, retire-as todas do ambiente: uma menor quantidade de elementos também refrescam mais um espaço.

Uma capa nova – e clara – no sofá e o living está renovado!

Tapetes também podem ser recolhidos para aquela famosa lavagem anual. E se você não gosta ou não quer ter seu piso exposto neste período, procure por uma peça substituta, em fibra ou em tear manual. Pode ser até que o tapete “titular” se torne o “reserva” de tão bonitos que são estas outras peças.

Areje seu quarto usando apenas roupa de cama lisa, levemente colorida, e feita em algodão ou fibras naturais. Abra as janelas, deixe o sol entrar! A luz solar é responsável por uma verdadeira “limpeza” na casa, matando pequenos micro organismos que proliferam em espaços eternamente fechados.

Lenço estampado em seda pura: uma outra opção para recobrir o sofá, poltronas ou cadeiras.

Se você tem uma simpática (e pouco utilizada) varanda, é o momento de “incrementá-la”: inúmeros são os móveis para montar um espaço gostoso de se estar à noite, para um lanche, e pela manhã, para o café. De fibra natural ou sintética, de madeira, ou até mesmo de plástico, o importante é ter os lugares para sentar e uma mesa de apoio para as refeições: cangas e lenços também decoram com beleza esta área da casa e um belo café da manhã saboreado à luz do sol da manhã pode ser inesquecível.

Em resumo, com um novo ano chegando e o calor aumentando, é época de renovar-se e de readequar sua casa: observe o que pode ser descartado, o que pode ser valorizado e dê um jeito novo ao que está antigo. Apostamos que seu verão será muito mais bonito!

Tapetes em tear: alguns podem até mesmo ser lavados em casa!

E um FELIZ ANO NOVO para você!