Acessórios decorativos

0 comments
dez 01 2019
acess3

Livros, vidros e pequenas esculturas: bons acessórios para decorar bem.

Uma das coisas que mais faz falta a um ambiente decorado são os acessórios. Fazem falta e também “sobram”, tornando o espaço ou muito bem composto ou efetivamente “cheio”, mas sem beleza. Para compor bem um ambiente é necessário saber este equilíbrio entre compor com peças complementares sem, no entanto, “encher” por demais o espaço. E há muitas peças que podem fazer parte desta categoria: neste post vamos falar sobre algumas delas.

Livros

acess1

Uma bela composição na mesa de centro: livros e bandeja com vela grande.

Os livros complementam bem mesas, aparadores, buffets, além das óbvias estantes e prateleiras. Para quem possui muitos, além da arrumação pelas estantes, é sempre bom selecionar os mais bonitos para distribuir pelas mesas de centro, de cabeceira e pelos aparadores da casa. Para quem possui poucos, há livros específicos para decoração, chamados pelos americanos de “Coffee Table Books” ou, “livros para a mesa do café”. De tamanho variado, possuem capas as mais belas e atraentes, além de fotografias internas que distraem qualquer visita entediada. Mas o mais indicado são mesmo os livros que a gente curte ler e reler e que contam nossa história como ninguém. Não os economize na hora de arrumá-los pela casa.

Peças em vidro

acess4

Vasos em vidro sempre caem bem em qualquer lugar da casa.

Sempre presentes em casas bem arrumadas, essa é uma categoria que pode estar presente em qualquer mesa de centro ou lateral, prateleira, estante, ou sobre qualquer superfície que mereça um adorno que chame a atenção. Claro que todo cuidado é pouco e essas peças devem possuir uma base sólida e com espaço para ser exposta, mas o resultado é sempre dos melhores. Pequenas esculturas, vasos, pratos e bowls são as peças em vidro mais comuns, mas você pode descobrir muitos outros modelos pelas lojas e fazer a diferença em sua casa. Os muranos – um tipo especial de vidro fabricado na ilha veneziana de Murano há vários séculos – são ainda mais especiais: fazem bonito em qualquer lugar que se apresentam e chamam muita atenção sobre si, sejam antigos ou novos.

acess5

Pequenos muranos atraem a todos.

Quadros e gravuras

acess2

Um exemplo de composição de pequenos quadros em uma estante de livros.

De um modo geral são dispostos em paredes, mas há muitos que podem ser colocados em estantes, pequenas prateleiras, “varais” e trilhos, e até no piso. Quem possui coleções de obras de arte pode ou não possuir paredes inteiras cheias de quadros – e até tetos. Mas também são possíveis arranjos em trilhos, onde são deslocados para serem bem examinados por quem visita a casa, ou em mini prateleiras. Para quem possui coleções de peças pequenas, pode distribuí-los sobre móveis, apoiando-os com outras peças de adorno, como apoio para livros. Todo um arranjo harmonioso com um pequeno quadro fica muito especial em um nicho de estante, assim como quadros grandes que dominam uma parede inteira também são muito especiais.

acess6

Uma parede de colecionador de obras de arte.

O certo é que os acessórios servem para tornar os ambientes mais bonitos, interessantes e agradáveis. Não podem atrapalhar nem causar nenhum incômodo. São sempre aquele “quê” a mais que deixa o espaço completo!